organização curricular

As equipes da Escola Balão Vermelho - Educação Infantil estudam os interesses que guiam as escolhas e definições curriculares, com base no currículo escolar fundamentado em princípios e teorias que orientam a seleção e a organização do conhecimento escolar.

 

Esse modelo pode ser representado como um círculo cuja centralidade é a criança, como sujeito histórico-cultural, potente, detentora de competência e de formas próprias de viver a infância. Nesta direção, apoiamos a criança e seu modo de ser e estar no mundo, proporcionando uma experiência participativa e contínua entre o educar, cuidar, brincar e aprender. Estas dimensões constituem o nosso contexto educativo – que dá suporte a um movimento de múltiplas direções de vetores que intercomunicam a Escola, a Família, as Áreas Curriculares, a Cultura, a Sociedade e a Natureza e forma o todo que identificamos como Pedagogia da Infância.

 

Desse contexto, nascem os espaços e tempos pedagógicos que balizam as atividades cotidianas enriquecidas pela materialidade, linguagens e interatividade geracional e intergeracional entre as crianças.

 

Vários esquemas curriculares foram esboçados a fim de ilustrar a dinâmica entre as diferentes camadas que envolvem a prática pedagógica na Escola Balão Vermelho - Educação Infantil. No entanto, nenhum deles explicitava, com a clareza desejada, a ideia de currículo escolar aqui tratada. Mesmo cientes dessas limitações, apresentamos, na Figura 2 abaixo, o esquema circular que nos remete ao currículo escolar dinâmico e ao movimento.

 

Currículo escolar e pedagogia da infância

 

Fonte: Balão Vermelho – Educação Infantil, 2016.

 

 

Em articulação com essa estrutura, também nos guiamos por eixos que estruturam a nossa ação pedagógica: o Planejamento, a Observação, a Documentação e Registros, os Projetos e Atividades e Avaliações.

 

No planejamento curricular e pedagógico, as professoras desenvolvem e enfatizam a necessidade de se trabalhar intervindo na realidade e priorizando sempre o interesse e necessidades da criança.

 

Paralelamente a essas propostas, associamos o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e o espírito crítico dos alunos. Praticamos o currículo aberto, que passa a abranger novos conteúdos e valores, além de dar importância a outras maneiras de pensar, ser e agir. Isso porque a coordenação pedagógica e professoras reconhecem que a formação humana não pode estar centrada apenas no âmbito cognitivo.

 

As equipes da escola procuram ampliar a concepção de educação, trabalhando e considerando diferentes manifestações culturais de nossa sociedade e os diferentes interesses e necessidades da criança. Pressupomos que a educação escolar voltada para a infância inclua as novas áreas de conhecimentos, como a cultura popular, a sexualidade, a mobilidade urbana, a violência.

Rua Arquiteto Rafaello Berti, 637 - Mangabeiras
Belo Horizonte - MG / Tel.: (31)3194-2400