Normas do Infantil

Prezados pais e mães,

 

Este documento contém informações básicas sobre as normas de funcionamento e organização do cotidiano do Balãozinho. Ele servirá de referência para vocês durante o ano de 2018.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

TURNO DA MANHÃ

7h30min às 12h30min – Na entrada, o portão será aberto às 7h15min e na saída às 12h15min. A tolerância para atrasos será de 15 minutos.

TURNO DA TARDE

13h30min às18h30min – O portão será aberto às 13h15min e na saída às 18h15min.A tolerância para atrasos será de 15 minutos.

 

OBSERVAÇÕES:

  1. Os alunos do Maternal I e II, crianças de 1 e 2 anos, terão flexibilidade maior quanto aos horários. Entretanto, estar mais próximo do horário oficial, melhor para a formação da criança e da turma.

  2. Os alunos do maternal III, 1º e 2º períodos, crianças de 3, 4 e 5 anos, devem chegar no horário. Quando atrasam, as crianças perdem o momento do planejamento do dia e a construção da rotina.

  3. Os alunos devem estar uniformizados, diariamente. Este compromisso é de responsabilidade dos pais.

  4. Faz parte da educação das crianças o cumprimento das normas e regras. A escola assume a responsabilidade de colaborar com as famílias nesta conduta. Entretanto, é sempre bom lembrar que, mais do que um dever dos pais e da Escola, as crianças têm o direito de terem adultos que assumam a autoridade na sua formação.

 

RECEPÇÃO E ENTREGA DAS CRIANÇAS

  • Portão da Rua Arquiteto Rafaello Berti, 637. Por medida de segurança, solicitamos não utilizar a portaria das crianças do Ensino Fundamental.

A despedida/entrega do filho(a) não deve ser demorada porque, quanto mais morosa for, mais difícil será a separação. Se a criança ficou chorando, a mãe deve esperar do lado de fora notícias e a informação se já poderá ir embora ou não.

  

RECEPÇÃO

  1. Entregue seu filho com uma despedida rápida para facilitar a separação. As coordenadoras de turno receberão as crianças no portão e as auxiliares ficarão com elas aguardando o horário das professoras. Neste momento não é adequado a presença de pais e mães, porque dificulta a organização das crianças pelas auxiliares.

  2. As crianças que chegarem após o horário de entrada devem aguardar na portaria uma coordenadora para recebê-la e leva-la à sala de aula.

  3. As crianças novatas, no processo de adaptação, terão esquemas especiais combinados com a professora.

  4. O Infantil não faz uso de agenda, portanto, as coordenadoras de turno receberão os recados, quando necessários, de preferência por escrito, a serem entregues às professoras.

SAÍDA DAS CRIANÇAS

  1. Os pais podem entrar e aguardar no espaço reservado, indicado pelas coordenadoras, a liberação para buscar o filho na porta da sala.

  2. As professoras estarão com todos os alunos na sala neste momento da saída. Somente informações rápidas serão permitidas nesta hora. Se necessário, agende um horário.

  3. Para que a saída seja segura, ao receber o filho na porta da sala, a responsabilidade passa a ser dos pais. Não deixe seu filho sair correndo na sua frente. Se necessário fique de mãos dadas com ele, porque neste momento de saída não será permitida a utilização dos espaços para brincar.

  4. As coordenadoras,no momento de saída, estão ocupadas com a vigília do portão, fluxo de crianças e acompanhantes. Ficar brincando neste momento de saída, sem coordenação do adulto, é inadequado.

  5. As crianças não serão entregues à pessoas não conhecidas da coordenadora. Portanto, numa eventualidade, padrinhos, avós, secretárias novas, motoristas devem ser identificados com documentos, bilhetes ou telefonemas dos pais à coordenadora responsável pelo turno.

  6. Haverá um plantão de espera de 15 minutos após o horário, solicitamos que não ultrapassem esta tolerância.

 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Leninha Latalisa, Adriana Monteiro, Alessandra Latalisa de Sá(Doca), Márcia de Assis Fonseca.

 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DOS TURNOS

TURNO DA MANHÃ

  • Kênia, Andréa Andrade e Vanessa

 

TURNO DA TARDE

  • Kênia, Renata e Sabrina

 

USO DO UNIFORME

  • É de uso obrigatório para todos os alunos. O cumprimento desta norma é de responsabilidade da família. Se o filho resistir muito, para evitar desgastes, coloque o uniforme na mochila para que a professora possa ajudá-lo a vestir-se depois.

  • Os uniformes, tanto os de verão quanto os de inverno, contêm uma etiqueta própria para colocar o nome e sobrenome do aluno, com caneta para tecido.

  • O uso do tênis é necessário para as crianças do Maternal III, 1º e 2º períodos, para participarem da recreação dirigida. As professoras informarão os dias após definição da rotina semanal.

  • Tênis e sandálias com fechos (velcro ou fivelas) são mais seguros. Rasteirinhas e chinelos podem causar acidentes.

  • Para as atividades de arte é necessário o uso de uma blusa “velha”,mais folgada, para ser trocada ou colocada sobre o uniforme, devidamente identificada com o nome e sobrenome da criança. Esta permanecerá na escola e, quando necessário, irá para casa para ser lavada.

  • Os uniformes serão vendidos nos endereços:

  • Av. Bandeirantes, nº 863 – Paper House. Telefone – 32876601

SACOLAS OU MOCHILAS

As sacolas ou mochilas deverão ser identificadas por fora com o nome e sobrenome da criança. As mochilas são necessárias para a organização dos pertences das crianças e para a distribuição de circulares. Não precisa ser grande, porque, além de ocuparem muito espaço, dificultam o uso pela criança.

O que deve conter em cada mochila:

  • Crianças de 1 ano: 2 blusas de uniforme, 3 shorts ou bermudas, 1 sandália, 1 saco plástico para roupa suja, 3 fraldas descartáveis, creme e lencinhos umedecidos para higiene.

  • Crianças de 2 anos: 1 ou 2 blusas de uniforme, 2 shorts ou bermudas, 2 ou 3 cuecas ou calcinhas, 1 saco plástico para roupa suja, creme e lencinhos umedecidos para higiene. As que ainda usam fraldas devem colocar pelo menos duas.

  • Crianças de 3, 4 e 5 anos: um conjunto de uniforme para a troca, se necessário.

LANCHE COLETIVO

  • A merenda escolar faz parte do projeto pedagógico.

  • O cardápio organizado por nutricionista será afixado nos murais de comunicação e nas salas. Este serviço será prestado pela Prime Lanches.

  • Os sucos são naturais e pouco adoçados com açúcar cristal.

  • Guloseimas, refrigerantes, sucos de caixinhas não fazem parte do cardápio.

  • As intolerâncias ou alergias alimentares devem ser informadas por escrito.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS

  • Os aniversários podem ser comemorados na escola, mas devem ser simples, sem grandes produções. O que mais importa é o bolo com as velas, acompanhado de suco. Pães de queijo e brigadeiro podem compor a mesa. A professora deverá ser comunicada com 2 dias de antecedência, para evitar a coincidência de mais de uma comemoração no mesmo dia. Não há necessidade de convites, de lembrancinhas e nem balões.

  • O aniversário será comemorado sem a participação de convidados.

  • Os colegas farão o presente para o aniversariante, com a coordenação da professora.

  • Os convites para festa fora da escola só serão distribuídos se todos os colegas forem convidados. Se apenas alguns colegas da turma ou de outras turmas forem convidados, a professora não distribuirá os convites para que as outras crianças não se sintam excluídas. Não será permitido a troca do uniforme na escola para ir à festa.

  • Não nos responsabilizamos pela saída direta da escola para local da festa sem a presença dos pais ou responsável.

CUIDADOS COM A SAÚDE

  • As crianças com febre não virão à escola.

  • Crianças com doenças infectocontagiosas ficarão ausentes da escola até serem liberadas pelo pediatra. Informar para a coordenadora do turno o nome da infecção para que seja colocada na porta da sala como orientação para os outros pais daquela turma.

  • Se a criança for alérgica, informe por escrito os itens com os quais não poderá ter contato. É importante informar, também, as providências urgentes a serem tomadas em caso de uso acidental de algum produto ou substância ou, ainda, picada de inseto.

  • Não colocar remédios nas mochilas.

  • Todos devem ser identificados com nome, sobrenome, turma, dosagem e horário.

  • Devem ser entregues para a coordenadora de turno na chegada e solicitados na saída. Informar, por escrito, quais medicamentos e providências a serem tomadas na escola em caso de febre inesperada.

  • Haverá um dia na semana para trazer um brinquedo de casa.

  • Cada turma tem os seus combinados sobre este tema. Entretanto, patins, skates, brinquedos caros, com peças pequenas, eletrônicos não poderão vir para a escola.

  • Conferir os brinquedos na saída, para não ficarem esquecidos.

  • Não será permitido o uso de jóias, de celulares, tabletes. Não nos responsabilizaremos pelos desvios ou perdas dos mesmos.

 

Contando com a colaboração de todos, nos colocamos disponíveis para esclarecimentos.

Rua Arquiteto Rafaello Berti, 637 - Mangabeiras
Belo Horizonte - MG / Tel.: (31)3194-2400